AS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DO BRASIL

Da iniciativa

A iniciativa As empresas mais Éticas do Brasil tem como objetivo principal fazer com que as empresas participantes sirvam de modelo, de referencial, de motivação e de inspiração às demais empresas em atuação no país a fim de que possam seguir os passos virtuosos e vitoriosos das mais Éticas do Brasil.

Nossa instituição não tem a mínima pretensão de apontar se uma empresa é mais ética ou menos ética do que a outra. A decisão gerencial de fazer com que uma determinada empresa faça parte desta inédita iniciativa já indica que a Gestão da Ética tem sido levada a sério como, de fato, deve ser para o sucesso dos negócios.

Entretanto, podem surgir questionamentos do tipo: a Siemens poderia fazer parte deste ranking? Sim. Porque não? É imprescindível destacar que as empresas não tem vida, são as pessoas que dão vida a elas e, portanto, se alguns colaboradores tiverem desvios de conduta e praticarem atos ilegais e ilícitos, em latente desconformidade com as palavras e o espírito do Código de Ética, este fato isolado não pode tirar o brilho da prática de gerir a Ética realizada por inúmeras empresas nos quatro cantos do planeta, inclusive das empresas que fazem parte das mais Éticas do Brasil. Esta afirmação tem uma justificativa: “nada é mais nobre, louvável e exemplar do que as empresas buscarem a excelência quando o assunto é a Ética nos Negócios”.

As empresas que fazem parte da iniciativa As mais Éticas do Brasil estão soletrando o desenvolvimento do caráter corporativo com apenas cinco letras: Ética!

Dos critérios da Iniciativa

O critério desta iniciativa é única e exclusivamente a Gestão da Ética Empresarial tendo como base de avaliação e validação das empresas participantes os Indicadores de Gestão da Ética (IGE).

Do requisito mínimo para participação

Podem participar desta iniciativa toda empresa estabelecida no país e que adote e, principalmente, disponibilize no seu web site o Código de Ética (ou Código de Conduta).

Do regulamento

As empresas interessadas em participar desta iniciativa deverão conhecer o REGULAMENTO em todos os seus termos, inclusive contrapartidas e investimento.

Do Investimento

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Portanto, não possui nenhum tipo de faturamento em razão de não comercializar produtos ou serviços. Logo, a única fonte de receita para que a instituição possa cumprir seus objetivos sociais é a parceria com empresas que compartilham a missão do Instituto de Ética nos Negócios e também dos princípios e valores da Ética.

Por estes motivos, o investimento a ser realizado por todas as empresas participantes servirão para arcar com os custos da própria iniciativa, incluindo a validação dos Indicadores de Gestão da Ética (IGE) e a cerimônia de premiação.

Das inscrições

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente neste site com o preenchimento das questões dos Indicadores de Gestão da Ética (IGE).

Da validação

De posse das questões dos IGE, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios agendará uma “visita de validação” na sede de cada uma das empresas participantes. Esta visita terá a duração de 2 a 3 horas e não tem o intuito de se fazer uma “auditoria” mas somente conhecer o Programa de Ética & Compliance validando assim, os Indicadores de Gestão da Ética respondidos no ato da inscrição.

Da Cerimônia de Divulgação e Premiação

A capital paulista receberá a Cerimônia de Divulgação e Premiação da iniciativa com As empresas mais Éticas do Brasil. Após a cerimônia, as empresas participantes e a Empresa do Ano serão divulgadas ao mercado por meio deste site e do site do Instituto de Ética nos Negócios. Além disto, uma edição especial da Revista Ética nos Negócios será lançada a cada edição anual.

Do Cronograma

Esta iniciativa, seguirá o seguinte cronograma em 2015:

Mês / 2015 Status
MARÇO Início das inscrições
JUNHO Encerramento das Inscrições
JULHO E AGOSTO Validação das Informações
SETEMBRO Cerimônia de Premiação

Participe! Faça a inscrição da sua empresa!


Acesse o site

APOIO